PATRONOS (Área em atualização)

Cadeira 1

Affonso Simões Pires Neto

Nascido em Pottossi, Bolívia, no dia 14 de março de 1940. Desembarcou no Rio de Janeiro (RJ) em 1960, integrando um grupo de intercâmbio cultural para cursar Faculdade de Medicina. Entre as opções de cidade, escolheu Porto Alegre (RS). Graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1965. Em razão de uma exigência legal, voltou ao seu país e, retornando ao Brasil, trabalhou numa aldeia caingangue, na cidade de Nonoai (RS), durante cinco anos.

Em 1966, por exigência do Conselho Regional de Medicina, naturalizou-se brasileiro. Em 1970 e 1971, fez Residência Médica em Reumatologia e Fisiatria, em Porto Alegre.

No período em que trabalhou em Nonoai, cidade próxima, granjeou amizades na classe médica de Passo Fundo, para onde se transferiu, em 1972. Foi o primeiro médico com especialização em Reumatologia e Fisiatria a se estabelecer na cidade.

Em Passo Fundo, além de seu consultório particular, atendia no Hospital São Vicente de Paulo, no Serviço de Fisioterapia, aliás, foi o responsável pela sua instalação. Foi professor titular da cadeira de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Entre os anos de 1983 e 1995, exerceu diversos cargos diretivos na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), seccional de Passo Fundo, onde foi conselheiro e no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), como Delegado Regional, entre 1989 e 1993 e em 2003. Foi Presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul, no período de 1989 a 1991.

Cadeira 2

Alberto Lago

Nascido em Passo Fundo (RS), no dia 15 de maio de 1949. Filho de Adelino Bortolini e de Edy Borges Bortolini. Seu estudo colegial realizou na Escola Oswaldo Cruz e no Colégio Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro. O último ano científico foi cursado no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Em 1967, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduando-se em 1972. Antes, em 1970, foi interno do Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre.

Ainda em 1972, prestou exame e, foi aprovado para o Exchange Certificate For Medical Graduate, que lhe autorizou a trabalhar como Médico nos Estados Unidos. Realizou concurso para Residência Médica em Cirurgia Geral, em vários hospitais de Porto Alegre, optando pelo Departamento de Cirurgia da Universidade do Rio Grande do Sul, onde havia iniciado seu curso de mestrado em Gastroenterologia. É Diretor da Faculdade de Medicina pelo período 2014/2018.

Em 1975, foi aprovado no concurso do Instituto Brasileiro de Pesquisa Gastroenterológica do Estado de São Paulo, porém, decidiu permanecer como professor colaborador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde havia iniciado seu curso de mestrado em Gastroenterologia. É Diretor da Faculdade de Medicina pelo período de 2014 a 2018.

Transferiu residência para Passo Fundo em 1978, ingressando na Faculdade de Medicina da Universidade local, iniciando a estruturação de Residência Médica em Gastroenterologia. Permaneceu nessa função até 1980, dedicando-se após a sua clínica particular.

Realizou estágio como visitante na Cleveland Clinic Foundation, em Ohio, Estados Unidos, junto ao Departamento de Cirurgia, dirigido pelo Dr. Robert Hermann, em 1992. Reingressou no Corpo Docente da Faculdade de Medicina, em Passo Fundo, em 2001, na cadeira de Gastroenterologia, função que exerce até hoje.

 

Deseja saber mais? Entre em contato.

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.