ACADÊMICOS (Área em atualização)

Acadêmicos Titulares

Academia de Medicina.png

Cadeira 1

Alberto Torrico Villarroel

Academia de Medicina.png

Cadeira 2

Gilberto Borges Bortolini

Nascido em Pottossi, Bolívia, no dia 14 de março de 1940. Desembarcou no Rio de Janeiro (RJ) em 1960, integrando um grupo de intercâmbio cultural para cursar Faculdade de Medicina. Entre as opções de cidade, escolheu Porto Alegre (RS). Graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1965. Em razão de uma exigência legal, voltou ao seu país e, retornando ao Brasil, trabalhou numa aldeia caingangue, na cidade de Nonoai (RS), durante cinco anos.

Em 1966, por exigência do Conselho Regional de Medicina, naturalizou-se brasileiro. Em 1970 e 1971, fez Residência Médica em Reumatologia e Fisiatria, em Porto Alegre.

No período em que trabalhou em Nonoai, cidade próxima, granjeou amizades na classe médica de Passo Fundo, para onde se transferiu, em 1972. Foi o primeiro médico com especialização em Reumatologia e Fisiatria a se estabelecer na cidade.

Em Passo Fundo, além de seu consultório particular, atendia no Hospital São Vicente de Paulo, no Serviço de Fisioterapia, aliás, foi o responsável pela sua instalação. Foi professor titular da cadeira de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Entre os anos de 1983 e 1995, exerceu diversos cargos diretivos na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), seccional de Passo Fundo, onde foi conselheiro e no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), como Delegado Regional, entre 1989 e 1993 e em 2003. Foi Presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul, no período de 1989 a 1991.

Nascido em Passo Fundo (RS), no dia 15 de maio de 1949. Filho de Adelino Bortolini e de Edy Borges Bortolini. Seu estudo colegial realizou na Escola Oswaldo Cruz e no Colégio Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro. O último ano científico foi cursado no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Em 1967, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduando-se em 1972. Antes, em 1970, foi interno do Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre.

Ainda em 1972, prestou exame e, foi aprovado para o Exchange Certificate For Medical Graduate, que lhe autorizou a trabalhar como Médico nos Estados Unidos. Realizou concurso para Residência Médica em Cirurgia Geral, em vários hospitais de Porto Alegre, optando pelo Departamento de Cirurgia da Universidade do Rio Grande do Sul, onde havia iniciado seu curso de mestrado em Gastroenterologia. É Diretor da Faculdade de Medicina pelo período 2014/2018.

Em 1975, foi aprovado no concurso do Instituto Brasileiro de Pesquisa Gastroenterológica do Estado de São Paulo, porém, decidiu permanecer como professor colaborador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde havia iniciado seu curso de mestrado em Gastroenterologia. É Diretor da Faculdade de Medicina pelo período de 2014 a 2018.

Transferiu residência para Passo Fundo em 1978, ingressando na Faculdade de Medicina da Universidade local, iniciando a estruturação de Residência Médica em Gastroenterologia. Permaneceu nessa função até 1980, dedicando-se após a sua clínica particular.

Realizou estágio como visitante na Cleveland Clinic Foundation, em Ohio, Estados Unidos, junto ao Departamento de Cirurgia, dirigido pelo Dr. Robert Hermann, em 1992. Reingressou no Corpo Docente da Faculdade de Medicina, em Passo Fundo, em 2001, na cadeira de Gastroenterologia, função que exerce até hoje.

 

Cadeira 4

Carlos Roberto Vargas Leal

Cadeira 3

Senair Alberto Ambros

Academia de Medicina.png
Academia de Medicina.png

Nascido em Passo Fundo (RS), no dia 06 de outubro de 1951, filho de Florindo Ambros e de Therezinha Magdalena Andreis Ambros. Iniciou os estudos no Colégio Marista Conceição, após no Instituto Educacional, ambos em Passo Fundo. Posteriormente realizou o ensino médio no Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre. Graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Pelotas no ano de 1974. Realizou residência Médica em Radiologia no Hospital INSS Lagoa do Rio de Janeiro, com término em 1976.

Fez formação em Diagnóstico de Patologias Mamárias em Montevidéu (Uruguai), no ano de 1977, no Instituto de Luta contra o Cãncer, do Hospital Pereira Roseltt.

Retornou à Passo Fundo em 1977, iniciando seu trabalho na Clínica de Radiologia Dr. César Santos. Posteriormente atendeu como médico radiologista no Hospital da Cidade, no Hospital Municipal Dr. César Santos e no Hospital São Vicente de Paulo, onde trabalha até a presente data.

 

Na área acadêmica, iniciou suas atividades como professor auxiliar de ensino na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, em 1977, tornando-se posteriormente Titular III da disciplina de Radiologia. Exerce a docência na área até hoje, tendo sido distinguido em diversas ocasiões como professor homenageado e patrono da turma.

 

Seguindo sua formação, realizou curso de especialização na cidade de São Paulo, nos Hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, na especialidade de Radiologia Vascular. Posteriormente, os cursos de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética no Hospital Beneficência Portuguesa.

 

Realizou estágio voluntário no Hospital Trauma-Center em Miami (EUA) e no Hospital Central de Brescia (Itália).

 

Fez mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós-Graduação em Medicina, com o tema “Alterações da Espectroscopia por Ressonância Magnética Protônica em Núcleos Talâmicos de Pacientes Esquizofrênicos associadas a Sintoma de Psicose – Estudo controlado com sujeitos normais”, 2008.

 

Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia.

 

Chefe do Serviço de Diagnóstico por Imagem do Hospital São Vicente de Paulo e da Residência em Diagnóstico por Imagens, cenário de prática, Hospital São Vicente de Paulo, desde sua implantação. Responsável pela Liga de Diagnóstico por Imagem de Passo Fundo.

Nascido em Dom Pedrito (RS), no dia 27 de agosto de 1943, filho de Francisco Soares Leal e de Magdalena Vargas Leal. Estudou os cursos escolares na cidade de Santa Maria (RS). Em 1968, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria.

Especializou-se na área de Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia de Mão. Realizou Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Quando fazia residência, conheceu o médico Dr. Isac Matone, recém-saído de Passo Fundo, que lhe recomendou se estabelecer na cidade.

Junto ao colega Dr. Gaston Endres, chegou à Passo Fundo em 1970, ambos criando a primeira clínica em Ortopedia e Traumatologia, o Pronto-Socorro de Fraturas.

Foi membro fundador do Centro de Estudos Ortopédicos de Passo Fundo (CEOP), instrutor de residência médica de Ortopedia e Traumatologia do Pronto-Socorro de Fraturas e professor da Universidade de Passo Fundo, nas mesmas especialidades.

Estagiou como médico traumatologista no Botafogo Futebol e Regatas do Rio de Janeiro, e depois, em Passo Fundo, foi médico da equipe profissional do Sport Club Gaúcho.

Cadeira 6

Luiz Antonio Sagebin de Albuquerque

Cadeira 5

Paulo Sérgio Bonfiglio Osório

Academia de Medicina.png
Academia de Medicina.png

Nascido em Quaraí (RS), no dia 27 de maio de 1947, filho de Paulo Emílio Osório e de Alcy Bonfiglio Osório. Realizou os cursos primário e primeiro ciclo do secundário no grupo Estadual D’Artragn Tubino na cidade natal. Fez o curso científico no Colégio Marista Santa Maria em Santa Maria (RS). Prestou vestibular para Medicina na Universidade Federal de Santa Maria em 1964, formando-se Médico em 1970. Fez residência médica em Radiologia na Clínica Sorocaba, Rio de Janeiro, no Serviço do Professor Emilio Amorim de 1971-1973.

Foi Médico Radiologista contratado da Clínica Emilio Amorim, como Radiologista Geral e Angioradiografista de 1073-1976. Aprovado em concurso público federal como Radiologista em Angioradilogista do INPS, exercendo suas atividades no Hospital da Lagoa do Rio de Janeiro, de 1974-1976. Ex-radiologista do Hospital Miguel Couto e do Hospital da Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro.

Sócio-fundador da Clínica Radiológica Miguel Kozma, em Passo Fundo (1976). Atualmente exerce suas atividades como médico radiologista no Hospital de Clínicas e Hospital Municipal em Passo Fundo e é preceptor da Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Clínica Kozma. Supervisor da Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, pelo MEC e pelo CBR e professor de Radiologia e Diagnóstico por Imagem na Faculdade de Medicina da IMED, Passo Fundo.

 

Diretor clínico do Hospital de Clínicas de Passo Fundo e sócio remido da Sociedade Brasileira de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, além de membro da Sociéty of Cardiovascular Computed Tomography (USA).

Nascido em Passo Fundo (RS), no dia 11 de agosto de 1958, filho de Antonio Marinho Albuquerque e de Noely Sagebin de Albuquerque. Cursou os estudos colegiais inicialmente no Colégio Notre Dame e posteriormente na Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro, Colégio Nossa Senhora da Conceição e Instituto Educacional, todos de Passo Fundo. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de Caxias do Sul, graduando-se em 1982.

 

Realizou a residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Petrópolis, de Porto Alegre e em Cirurgia Pediátrica, pela Fundação Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre, no Hospital da Criança Santo Antonio.

 

Instalou-se com consultório particular em Passo Fundo, em 1987. Atende e realiza cirurgias pediátricas nos quatro hospitais de Passo Fundo (Hospital São Vicente de Paulo, Hospital Beneficente César Santos, Hospital de Clínicas e Hospital Prontoclínica).

 

Foi Presidente da Unimed Planalto Médio e participou do Conselho Administrativo e Deliberativo da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Pelo trabalho na comunidade, recebeu homenagem de Honra ao Mérito pela Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo. Possui vários artigos e entrevistas publicadas em revistas médicas, sobre Cirurgia Pediátrica.

Cadeira 7

Alcides Clemente Tarasconi

Academia de Medicina.png

Nascido em Nova Prata (RS), no dia19 de fevereiro de 1959. Filho de Alcides Tarasconi e Maria Gessy Tarasconi. Iniciou seus estudos no Colégio Nossa Senhora da Conceição em Passo Fundo. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo. Realizou residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Ipanema e na Maternidade Carmela Dutra, ambos no Rio de Janeiro.

Chegou a Passo Fundo em 1985, onde iniciou suas atividades profissionais. Em 1986 iniciou suas atividades como professor da cadeira de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo.

 

Após aperfeiçoamento realizado no Instituto Dexeus, Barcelona (Espanha) no ano de 1988. Iniciou a realização dos primeiros procedimentos de Reprodução Assistida de Baixa Complexidade. Após segundo período de estudos no mesmo Instituto Dexeus, em 1995, fundou a Genesis Clínica de Reprodução Humana, tendo início a estruturação do primeiro laboratório de fertilização “in vitro”, o qual originaria em 1998, o nascimento das primeiras crianças geradas por fertilização “in vitro” no interior do Rio Grande do Sul. Esse nascimento colocou nossa cidade como a terceiro no sul do Brasil e a terceira não capital do Brasil a contar com essa tecnologia.

 

Em 1999, após treinamento no Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na cidade de Valencia (Espanha). Trouxe a técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), recém desenvolvida no mundo para o interior do Rio Grande do Sul. A Clínica Genesis também foi responsável pelos primeiros nascimentos originados das técnicas de congelamento de embriões, congelamento de óvulos, doação de óvulos, maternidade de substituição (útero de substituição) e de diagnóstico genético pré implantacional do interior do Rio Grande do Sul. Com o pioneirismo e resolubilidade que apresenta, a clínica foi responsável pelo nascimento, até o momento, de mais de 800 crianças geradas por técnicas de Reprodução Humana Assistida.

Cadeira 8

Placido José Scussel

Academia de Medicina.png

Nascido em Passo Fundo (RS), no dia 16 de novembro de 1946. Filho de Leonísio Scussel e Brígida Holzbach Scussel. Realizou seu estudo colegial no Colégio Nossa Senhora da Conceição, em Passo Fundo e o científico no Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre. Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1972.

 

Fez residência médica e especialização em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1973 e 1974.

 

Retornou à Passo Fundo em 1975, para unir-se à equipe da Policlínica, como o primeiro profissional em Endoscopia Digestiva da região.

 

Realizou curso de pós-graduação em Coloproctologia no St. Marks’s Hospital de Londres, em 1984. Leciona na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, a disciplina de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva.

 

É fundador do Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital São Vicente de Paulo e fundador da ENDOPASSO – Endoscopia Digestiva de Passo Fundo, com o médico Luiz Fernando Madalosso.

 

Cumpriu estágio no Serviço de Proctologia Dr. J. Girona, em Recklinghausen (Alemanha) e na Ferguson Clinic, em Michigan (EUA).

 

Foi Presidente da Academia Passo-Fundense de Medicina por duas gestões: 2008-2009 e 2010-2011. Em seu mandato, construiu a sede própria e o Museu da Academia e o Centro de Convivência Campus II (Restaurante Cultura).

 

Agraciado com a Medalha Sócio-Fundador da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) em 2016. Diretor do Museu da Academia Passo-Fundense de Medicina Gestão 2014-2015 e 2016-2017. Atualmente é Presidente do CEPROM – Gestão 2016-2017.

Cadeira 9

Marilene Ughini

Academia de Medicina.png

Nascida na cidade de Sananduva (RS), no dia 13 de outubro de 1942. Filha de Modesto Ughini e Beatriz Lângaro Ughini. Realizou seus estudos iniciais em Tapejara e o Ginásio e o Científico na condição de interna do Colégio Notre Dame de Passo Fundo. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1967. No início da década de 70, fez residência médica em Dermatologia na UFRGS, em Porto Alegre.

Em 1972, fixou residência em Passo Fundo, para integrar a equipe Médica da Policlínica. No ano seguinte passou a integrar o corpo docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, como professora titular na cadeira de Dermatologia.

Em 1974 assumiu o setor de Dermatologia e Hanseníase do Centro de Saúde do Estado, ficando responsável pelo ambulatório de Dermatologia, onde ministrava aulas práticas para os alunos da Faculdade de Medicina da UPF.

Membro atuante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, da Academia Americana de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser.

A residência de Dermatologia UFFS-HSVP, instituída em 01 de março de 2017, tem como nome Serviço de Dermatologia Dra. Marilene Ughini, em reconhecimento a sua história, dedicação e amor à Dermatologia.

Atualmente, é Tesoureira da Academia Passo-Fundense de Medicina, atividade que exerce desde 2008.

Cadeira 10

Sabine Braga Chedid

Academia de Medicina.png

Nascida em Passo Fundo (RS), no dia 07 de abril de 1962. Filha de Brazil Chedid e Eulina Braga Chedid. Realizou seus estudos escolares no Colégio Notre Damer. Graduou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), em 1984.

Fez residência médica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento de Medicina Interna e Especialização em Medicina do Trabalho na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 1986.

Especialização em Saúde Pública na Universidade de Ribeirão Preto (SP). Pós-Graduação em nível de atualização de Pesquisa em Saúde na Universidade de Passo Fundo e, atualmente, trabalha na especialidade Medicina Preventiva e Medicina do Trabalho. Membro Nacional de Higiene Ocupacional da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais e Membro Nacional de Medicina do Trabalho da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho.

 

Presidente da Seccional Planalto Médio da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho de 1996-2010; Diretora de Relações Associativas e Culturais da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) 2002-2005; Diretora do Departamento Social da Associação Médica do Planalto (AMEPLAN) 2009-2011; Presidente da Associação Médica do Planalto (AMEPLAN), gestão 2011-2013; Presidente e realizadora da 8ª e 9ª edições do Congresso Médico de Passo Fundo. Atualmente é Presidente da Academia Passo-Fundense de Medicina.

Deseja saber mais? Entre em contato.

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.