Cinco ações para uma boa saúde em qualquer idade

por Dr. Osvandré Lech

Médico Ortopedista e Escritor

Vice-Presidente da Academia PF de Medicina

Presidente Conselho Mundial Cirurgia do Ombro e Cotovelo

Todos nós desejamos gozar de uma saúde perfeita em qualquer idade. Nosso organismo chega à maturidade física em torno dos 28 anos, que é a fase áurea do desenvolvimento corporal. A partir desta idade se inicia um lento e gradual envelhecimento fisiológico. Daí, o conceito de “cuidar da saúde quando se aposentar” é ultrapassado e perigoso sob o ponto de vista estatístico; você não pode contar com “a sorte” e nem com a desculpa de que “meus pais eram saudáveis e eu herdei isto”. Eles provavelmente cuidaram corretamente da saúde e este cuidado é intransferível.

Agora é a sua vez !


Nas diferentes fases da vida – infância, adolescência, adulta ou velhice - existem regras simples a seguir. O ato de “envelhecer com saúde”, no entanto, requer um pouco de conhecimento e muita determinação. É preciso cuidar e investir na nossa saúde e isto não custa tão caro como imaginamos.


Diversos estudos epidemiológicos convergem para os cinco pontos-mestres da arte de acrescentar saúde aos nossos anos – em qualquer etapa da vida.


São eles:

Não fumar ;

Não beber além daquilo que o organismo consegue processar diariamente, o equivalente a uma taça de vinho para mulheres e duas para homens;

Manter o peso dentro dos padrões normais para a idade e altura corporal;

Alimentar-se de forma saudável;

Exercitar-se de acordo com a faixa etária numa média de 150 minutos por semana (três vezes de 50min, cinco vezes de 30min – a frequência é menos importante que a duração)


Simples...? Nem tanto! São regras gerais e merecem ser melhor conhecidas através de leitura de como obter sucesso em cada uma delas.

Fácil...? Nem tanto! São regras que exigem determinação para serem mantidas.

Vamos tentar?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo