Falecimento do Dr. Alberto Torrico Villarroel

Faleceu em 10 de setembro no Hospital São Vicente de Paulo em decorrência de complicações do Covid19, aos 81 anos, o médico Alberto Villarroel.

Nascido em Toro-Toro, província de Potossi, Bolívia, Alberto integrou um grupo de intercâmbio cultural para cursar Medicina no Brasil, onde optou por Porto Alegre, formando-se na UFRGS em 1965. Retornou à Bolívia pelos trâmites legais e, então, decidiu morar no Brasil. Após naturalizar-se brasileiro, iniciou vida profissional como clínico geral em 1966 em Nonoai/RS, onde atendia índios caingangues e a comunidade local. Retornou a POA para a residência médica em reumatologia e fisiatria em 1970 e 1971.

Fixou endereço profissional em Passo Fundo e integrou a Policlínica Passo Fundo a partir de 1972, sendo o pioneiro da especialidade na região. Villarroel foi um dos protagonistas do momento histórico de transformação da medicina na cidade, que nesta época evoluiu de “generalista” para “especialista”.

Lecionou na Faculdade de Medicina da UPF desde os anos 70 e foi professor titular de 1983 a 1995, quando inspirou dezenas de alunos, com destaque para Luiz Carlos Manzato (reumato) e Wilson Henrich (fisiatra), com quem manteve longa parceria.

Alberto Villarroel, o “Villa”, como era conhecido, dividia o seu tempo entre o consultório particular de reumatologia, o Serviço de Fisiatria e Fisioterapia do HSVP e a docência universitária. Presidiu a Sociedade de Reumatologia do RGS de 1989 a 1991. Além disso, dedicou-se ao associativismo médico, prestando relevantes serviços na UNIMED, AMRIGS e no CREMERS por diversos mandatos. Membro-Fundador da Academia Passo-Fundense de Medicina em 2002. Por todos os locais onde transitou, granjeou o respeito dos colegas e da comunidade a quem serviu.

Alberto Villarroel deixa os filhos Rodrigo, Fábio, Rafael, Gustavo, Matheus e Isidora e quatro netos.

A Academia Passo-Fundense de Medicina estende suas condolências aos familiares, amigos e colegas.

Osvandré Lech Aluno na FMUPF Confrade na Academia PF de Medicina




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo